O Ultra Violet é a cor eleita para 2018

ESTILO DESIGN 12 de dezembro de 2017 Por Adelia Albuquerque

A Pantone, empresa americana de consultoria de cores, elege Ultra Violet como a cor que irá influenciar as tendências na moda e na decoração em 2018. Segundo eles é uma cor “dramaticamente provocativa e pensativa”.

(Foto: Reprodução)

Ela “comunica originalidade, engenhosidade e pensamento visionário que nos indica o futuro”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva da empresa. “Designers e marcas devem se sentir capacitados para usar a cor para inspirar e influenciar”, acrescentou.

O Ultra Violet é um forte tom de púrpura

Os violetas são resultados da mistura entre os vermelhos e os azuis. Vão desde os roxos vibrantes às tonalidades suaves, quase neutras. As cores que melhor se harmonizam com eles são os vermelhos e azuis. Usar estas cores faz com que o ambiente não fique tão igual e traz bastante equilíbrio, deixando o ambiente agradável e interessante, valorizando o espaço deixando-o cheio de energia, intenso e muito sofisticado.

(Foto: Reprodução)

Inspiram calma e tranquilidade. Cor ideal para ambientes destinados à meditação e à espiritualidade. Pode dar um toque de requinte se usado em detalhes. Em excesso pode cansar ou estimular a depressão. O ideal é usar a palheta de cores intercalando vários tons para obter uma maior harmonia.

(Foto: Reprodução)

Através de longas pesquisas feitas pela Coral, Suvinil, Eucatex, Luckscolor e Sherwin-Williams chegaram a diferentes matizes para a decoração, mas apresentaram conclusões semelhantes: em um mundo marcado por insegurança e imprevisibilidade, cada vez mais as pessoas buscam pela sensação de acolhimento e aconchego dentro de casa.

(Foto: Reprodução)

A proximidade com a natureza e a busca pela harmonização do ser também foram apontadas como tendências comportamentais que deram origem às cores de 2018.  Desse modo, o predomínio dos tons pastel e matizes com estética mais natural nas novas paletas das marcas não foi uma simples coincidência.