fbpx

Nutricionista fala de alimentos para aumentar a imunidade

DIÁRIO DE BORDO 24 de março de 2020 Por Thiciana Monteiro

(Foto: Reprodução)

Com a atual pandemia de corona vírus pelo mundo, uma das grandes aliadas do corpo humano é a imunidade. O sistema imune, ou sistema imunológico, é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, assim, o desenvolvimento de doenças. Além disso, é responsável por promover o equilíbrio do organismo a partir da resposta coordenada das células e moléculas produzidas em resposta ao patógeno.

Para entender melhor sobre como fortalecer esse sistema a nutricionista Luciana Eloia trás dicas preciosas de quais alimentos não podem faltar no fortalecimento das células de defesas. Inicialmente a nutricionista Luciana Eloia destaca os alimentos ricos em Vitamina C como por exemplo: frutas cítricas ( Laranja, tangerina, limão) Frutas vermelhas ( Acerola, morango). Em seguida ela fala do Brócolis, espinafres e couve-flor também são ricos em vitamina C e auxiliar na reparação das células. Não poderia falta o destaque para o feijão que é bom para a saúde, porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B). A nutricionista também destacou o Zinco como fonte nutricional essencial, que pode ser encontrado nos cereais, castanha, sementes e  ervilhas. O ômega 3 também é um forte aliado do sistema imunológico naturalmente nosso corpo já produz, mas é preciso fortalecer para pois esse nutriente tem uma ação importante nas células do sistema nervoso central, e pode ser encontrado em grande concentração nos peixes em especial nas sardinhas.

Para finalizar Luciana alerta sobre as dietas restritivas ” Neste períodos de imunidade baixa não é bom fazer nenhum tipo de restrição alimentar, nosso corpo precisa de cada nutriente que encontramos nos alimentos, quando fazemos uma restrição algum lado vai ficar em desnutrição e isso pode afetar diretamente no sistema imunológico. Uma dica super importante que dou para meus pacientes é fazer o uso diário de extrato de própolis puro com suco de limão, própolis tem uma ação de regeneração celular muito forte no organismo. ”

Luciana Eloia

Nutricionista ( CRN 16267)

Publicidade