fbpx

Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para danos à visão na quarentena

DIÁRIO DE BORDO 22 de maio de 2020 Por Thiciana Monteiro

(Foto: Reprodução)

Com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, a sociedade vem adotando os meios digitais como método principal para resolver tarefas na rotina, como pedir produtos no supermercado, pagar contas pelo aplicativo ou, até mesmo, realizar consultas médicas. Por isso, o uso de smartphone, tablet e computador tem aumentado em diferentes faixas etárias, em especial para quem trabalha no formato home office ou realiza atividades escolares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), estima-se que até 90% das pessoas que utilizam aparelhos eletrônicos por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionado à Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC), como cansaço, ardência, dor, irritação e vermelhidão nos olhos. “Um dos principais fatores responsáveis se chama luz azul, presente em aparelhos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes e luzes de led. A exposição frequente à radiação por fototoxicidade gera efeitos que vão se acumulando nas células da retina, danificando-a”, explica o oftalmologista Giuliano Veras.

Por sua vez, o tratamento seria a mudança de hábitos e do ambiente. Uma dica é fazer intervalos regulares de 5 a 10 minutos após uma hora de exposição à aparelho eletrônico. “A maioria das pessoas pisca 10 a 15 vezes por minuto, e essa frequência pode diminuir em até 60%, quando o usuário está em frente a uma tela”, afirma Veras.

Sintomas e quadros mais avançados

O oftalmologista Giuliano Veras também alerta para os principais problemas que podem surgir devido ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, além dos sintomas mais comuns, como olhos cansados, secos e irritados.

Publicidade
  1. Falsa miopia:Quando os olhos não conseguem focar à distância por alguns instantes. “A visão acaba ficando embaçada pelo esforço que fazemos para manter o foco da visão por um período prolongado”, explica.
  2. Dor de cabeça:Assim como os olhos, a cabeça e a mente também podem sofrer com dores, cansaço e fadiga. Aqui, também temos a mesma situação: grande esforço para manter o foco da visão por um longo tempo em frente a uma tela de smartphone, computador ou tablet. “Neste caso, é só deixar o aparelho eletrônico de lado e descansar para melhorar os sintomas”, afirma Veras.
  3. Degeneração macular:Um dos problemas mais sérios que o uso excessivo pode causar é a degeneração macular. Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos, aponta que a luz azul das telas é um dos fatores que torna moléculas do olho tóxicas, desgastando o globo ocular e gerando a degeneração macular. A longo prazo, pode gerar cegueira.
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x