fbpx

Conhece Cascavel? Confira dicas culturais para aproveitar as férias!

EMBARQUE NESSA 23 de julho de 2019 Por Rosana Lima

Ainda dá tempo incluir na programação dessas férias, um roteiro diferenciado, seja ele de caráter turístico ou cultural. Muitas pessoas programam suas férias em locais citados nas mídias ou indicado por outras pessoas, aliás, essa propaganda “boca a boca” sempre foi a mais eficaz, pois quando se tem uma experiência de viagem positiva, a nossa vontade é de sair divulgando aos amigos e parentes, da mesma forma, se esta experiência for negativa, a informação se expande com tamanha rapidez que pode levar anos para recuperar uma má imagem de um destino ou equipamento turístico avaliado negativamente. Porém, existem tantos atrativos interessantes e que não são comumente divulgados, más que vale a pena incluir nos dias que ainda restam destas férias. E aqui darei algumas dessas dicas de viagem para as férias de julho.

(Foto: Praia de Águas Belas – Cascavel – Ceará)

Além de praias belíssimas, o município de Cascavel guarda verdadeiras relíquias, como a comunidade da Moita Redonda, que fica a 66 km de Fortaleza, com acesso pela CE 040. São 45 famílias que vivem dessa atividade trabalhando a arte no barro, cerâmica em artigos de decoração e utensílios.

(Foto: Peças de cerâmica e barro de Cascavel – Ceará)

A comunidade criou a “Rota do Caminho do Barro”, um percurso turístico, diferenciado, com experiências terapêuticas, que vão desde o contato com o material do barro até as práticas de modelagem de peças, nos 48 ateliês que lá existe. Interessante neste local também é visitar o Museu Vivo do Barro, que desenvolve atividades resgatando a história do povo e da região, onde existe um projeto que capacita os jovens e crianças para que eles acompanhem os visitantes e apresentem o artesanato local.

(Foto: Grupo Uirapuru – Espetáculo SENSORIAL – Cascavel – Ceará)

A prática artesanal em Moita Redonda é predominante há mais de um século e algumas dessas obras também podem ser encontradas no Pólo de Artesanato do município de Cascavel, que fica na entrada da cidade e funcionam todos os dias da semana. Outro espaço importante para se conhecer em Cascavel, é a Feira de São Bento, que traz alto fluxo de vendas e uma movimentação incrível nos sábados das 5h até 12h, mesmo a feira estando aberta diariamente.

(Foto: Artesanato presente na feira de São Bento em Cascavel – Ceará)

No local se concentra vários tipos de produtos, desde alimentos até artesanato, comida típica, objetos em barro, cipó e onde tem a maior produção de renda de bilro labirinto, que é outra tipologia desta região. Este distrito conta ainda com uma Orquestra de Barro (Grupo Uirapuru ), que é regida pelo Prof. Tércio Araripe. Eles confeccionam instrumentos de barro que dão uma sonoridade perfeita, nessa mistura de arte e música.

(Foto: Jardel Gomes – Visitantes no Museu do Barro –Moita Redonda – Cascavel – Ceará)

O trabalho inicial era uma orquestra e, hoje, a artista conseguiu dirigir uma peça que conta a história e a cultura de adultos, jovens e crianças da região.

Informações: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cascavel – (85) 3334-1551 / 2840 – sedeturcascavelce@gmail.com

Vale a pena conferir!

Publicidade