fbpx

Turismo de Eventos de Massa

EMBARQUE NESSA 22 de fevereiro de 2019 Por Rosana Lima

O turismo é uma atividade ou setor da economia que movimenta vários setores em todo Brasil e mundo afora. No caso do nosso país, um dos segmentos que mais se destaca é a tipologia: Turismo de Eventos, aqueles que levam dezenas, centenas e até milhares de pessoas em busca de lazer, algo que esteja em “moda” ou por pura diversão. E nesse caso, teremos de 02 a 05 de março, o evento que mais movimenta pessoas em todo país, o Carnaval.

(Foto: Reprodução)

Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne” (carne levale, em italiano), pois representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam uma época de grande jejum, a Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa.

Esta movimentação anual leva as cidades brasileiras, um incremento na ocupação hoteleira, movimenta o setor de alimentação, transportes, e até mesmo o de aluguel de casas por temporada, além de outros serviços que são utilizados. Algumas cidades se destacam neste segmento como é o caso de Recife, Olinda, Rio de Janeiro e Salvador. Cada uma com sua peculiaridade e seu estilo próprio, conseguem levar os foliões a vivenciar experiências inesquecíveis.

Recife e Olinda antes do Carnaval. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda)

Em Recife capital pernambucana como também em Olinda cidade histórica vizinha, oferece o carnaval do tipo “tradicional” com exaltação ao frevo, aos blocos de rua, shows com artistas regionais, maracatus, freviocas e outras que se podem desfrutar tanto no Bairro do Recife antigo como nas ruas de Olinda, subindo e descendo ladeiras. Nestas cidades o carnaval preserva o uso de fantasias estilizadas, onde o que mais vale é a irreverência. O desfile do Galo da Madrugada no sábado abre o carnaval de Recife com mais de dois milhões de foliões engajados nesta alegria contagiante.

Unidos de Padre Miguel: escola ficou em segundo lugar no desfile de 2018 (Foto: Reprodução/TV Globo)

Já no caso do Rio de Janeiro, além dos blocos de rua, os desfiles das escolas de samba no famoso “Sambódromo”, atraem não só seguidores brasileiros, mas muitos estrangeiros. Famosas em todo mundo, as escolas de samba se dividem por temas desfilando na Sapucaí, com suas cores embalando os sonhos de milhares de expectadores com seus enredos e cores. Neste ano, duas escolas de samba do Rio de Janeiro estarão homenageando o Ceará, cantando sua cultura e história. As escolas são: União da Ilha do Governador e da Paraíso do Tuiuti, com o enredo: Terra da luz- Raquel de Queiroz e José de Alencar e a história do Bode Ioiô.  Essa homenagem é muito relevante para um estado que respira turismo o ano inteiro e este fato, certamente aquecerá ainda mais o desejo de mais e mais pessoas virem conhecer o nosso belo Ceará.

Carnaval de Salvador (Foto: Reprodução)

Salvador na Bahia, com seus blocos e foliões vestidos de abadás, trazem um espetáculo à parte, onde os trios elétricos fazem todos se “derreterem” ao som de músicas e artistas renomados no cenário nacional e internacional. Salvador tem o Olodum, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Chiclete com Banana e outros incríveis grupos conhecidos de todos.

Bloco dos Esfarrapados, em SP (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão conteúdo)

O carnaval de São Paulo capital também vem ao longo dos anos se destacando com blocos e desfiles de escolas de samba. Agora trazendo um pouco do carnaval do nosso Ceará, este ainda se preserva no pré carnaval na praia de Iracema e proximidades e durante o carnaval, os interiores estão cheios de boas opções para quem deseja cair na folia. Os mais procurados são: Aracati, Camocim, Beberibe, Paracuru e Guaramiranga com seu conhecido festival de Jazz e Blues para quem deseja algo mais leve.

Carnaval em Aracati (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

Assim meus amigos, ficam as dicas de carnaval. Desejo a todos os leitores um ótimo carnaval com paz, segurança e muito amor.

Publicidade