O diferencial do mês junino no Nordeste

EMBARQUE NESSA 5 de julho de 2019 Por Rosana Lima

As festas juninas foram introduzidas no Brasil, pelos portugueses ainda no período colonial e, desde então, esses festejos são comemorados mesmo tendo sofrido várias influencias de culturas indígenas e africanas, isso faz com que as festas juninas ganhem diversas tipologias de acordo com a região do nosso país. Já em Portugal, estas festas são igualmente comemoradas e ganham destaque na cidade do Porto, onde anualmente milhares de pessoas se deslocam a fim de saudar nas ruas as “festas joaninas”, como são chamadas.

(Foto: Divulgação – São João de Caruaru/PE)

O Nordeste do Brasil recebe nesse período, um fluxo enorme de turistas e visitantes que  saudosistas recordam suas origens, famílias em seu berço nordestino, afinal, qual o brasileiro que não tem algum parentesco do nordeste? A cidade nordestina conhecida como tendo o melhor São João do Brasil é Caruaru, a princesinha do Agreste como é conhecida, fica a 123 km da capital pernambucana. Seu estilo de comemoração é o mais tradicional e arraigado nas verdadeiras tradições nordestinas, tão importante para seu povo, o São João é feriado estadual.

(Foto: Divulgação – Feira de Caruaru/PE)

Caruaru é celeiro de artistas como Mestre Vitalino, ceramista conhecido pela sua forma de trabalhar o barro, hoje seus descendentes são continuidade a seu trabalho rico e diferenciado numa localidade chamada Alto do Moura.  Encravada no interior do agreste pernambucano, Caruaru possui a maior feira livre do país, recebendo um grande fluxo de visitantes do Brasil e de outros países, principalmente em busca de produtos de vestuário, couro e artesanato. Vale a pena conhecer Caruaru em qualquer época do ano, pois sua culinária típica, hospitalidade e atrativos variados enriquecem qualquer viagem a esse destino.

(Foto: Rafael Lima PMC – São João Caruaru/PE)

Trazendo para o Ceará, dentre as várias peculiaridades que diferenciam as comemorações neste Estado, há uma característica interessante, é que estes festejos não ficam reservados apenas ao mês de junho, em que se comemoram as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, mas indo até o final do mês de julho. Assim, em se tratando de alta estação turística, uma boa dica de viagem é conhecer alguma cidade do interior que tenha esses festejos unidos ao lazer, sol, praia, serra ou sertão.

(Foto: Divulgação – Praia de Águas Belas – Cascavel/CE)

Uma excelente programação está marcada para os dias 05, 06 e 07 de julho, no município de Cascavel, situado a 60 km de Fortaleza, onde terá Festival de Quadrilhas Juninas, shows com artistas e bandas renomadas que agradam a todos os públicos, como o forró pé de serra até o sertanejo, comidas típicas, gente bonita e muita animação. Programa-se e hospede-se em uma das simpáticas pousadas ou hotéis da região, podendo ser na praia da Caponga, Águas Belas ou Barra Nova, de dia a curtição é a praia, barracas, passeio de buggy, banho de rio ou passeio de barco e a noite o tradicional pé de serra na Praça de São Francisco, onde acontecerá o “Arraiá de Cascavel”, uma promoção da Prefeitura local com apoio do Governo estadual.

(Foto: Divulgação – Arraiá de Cascavel/CE)

Essa sugestão é imperdível!

Programação:

05/06 e 07 – de 18 às 22h – Festival de Quadrilhas Juninas à partir de 22h – Shows

Praça de S. Francisco – Rua Chanceler Edson Queiroz s/n Centro – Cascavel

Mais informações: Prefeitura de Cascavel (85) 3334-1551

Publicidade
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x