Saiba como conseguir o primeiro estágio

DIÁRIO DE BORDO 13 de janeiro de 2021 Por Thiciana Monteiro

(Foto: Divulgação)

O começo de ano é hora de traçar novas metas. Para muitos estudantes, uma dessas metas é conseguir o primeiro estágio e, finalmente, colocar em prática o que foi aprendido nas disciplinas da faculdade. E janeiro é o mês em que as empresas realizam planejamento das áreas que estão precisando de novos funcionários, inclusive estagiários. Por isso, é um bom mês para contratações.

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, a expectativa para 2021 é que a oferta de vagas de estágio no estado do Ceará seja de 3% a 5% maior que o observado ao longo do ano passado. Ainda segundo o órgão, a tendência é que o maior volume de vagas em graduação esteja nas áreas consideradas tradicionais, como Administração, Contabilidade, Direito e Pedagogia.

Em relação à remuneração dos estagiários, o Ceará também tem destaque. De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), um estagiário no estado ganha, em média,  R$ 1.127,80, cerca de 12% a mais que a média nacional, que é de R$ 1.007,06.

De acordo com a analista de carreiras da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Kilvia Lima, “as empresas querem pessoas proativas, flexíveis, curiosas e que estejam disponíveis para o novo, para o aprendizado e para a busca de crescimento”.

No caso dos estudantes que não têm experiência, Kilvia destaca o que eles devem mencionar no currículo. “É fundamental que os candidatos insiram telefone de contato atualizado, formação escolar, cursos e, se tiverem, atividades de apoio social, como trabalho voluntário em ONGs”, orienta. “Lembrando que toda experiência agrega, mesmo que seja fora da área, principalmente para quem está iniciando a carreira”, acrescenta.

Para o estudante que tem dúvidas se é o momento certo de estagiar, a recrutadora orienta: “Não há um período exato para iniciar o estágio. O estudante pode começar desde o primeiro semestre do curso, mas, geralmente, as empresas esperam que o candidato tenha alguma base do curso para que sua adaptação seja mais rápida. Por isso, algumas dão preferência a estudantes que estejam pelo menos no terceiro semestre”, afirma.

Kilvia ainda destaca a importância do estágio para a carreira do estudante. “O estágio é de suma importância, pois permite que o estudante tenha a oportunidade de conhecer e experimentar a área de atuação ou ainda ser um ponta pé para uma grande carreira a ser iniciada “, conclui.