Três últimas etapas seletivas do IV Festival de Música da Juventude 2019

ZUADA NOSSA 13 de setembro de 2019 Por Monique Souza

A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude (CEPPJ), de 3 a 15 de setembro, as três últimas seletivas do IV Festival de Música da Juventude 2019, no Teatro São José.

A quarta etapa, que acontecerá na sexta (13/09), terá apresentação das bandas Hierro, Conturbo, Fernando Akay, Terra Mórfica, Viramundo e Glamourings.

Já no sábado (14/09), a quinta etapa contará com os shows dos grupos: Pausa Pro Café, Mutamba, Angel History, Amanda Carvalho, André Maciel e Banda Soma.

No domingo (15/09), na sexta e última, mais 6 projetos musicais se apresentarão: Anka Rec, Garotos da Capital, Arquelano, Mano Ála Rapper, Margemnow e Netuno Doom.

As bandas selecionadas poderão participar de workshows que acontecerão antes dos shows, também no Teatro São José, de 15 às 17h. O acesso é totalmente gratuito e aberto ao público em geral. A ação tem como objetivo estimular ainda mais os participantes no contato com profissionais locais e nacionais renomados.

Programação Workshows

13/09 – Sexta-Feira
Bateria no rock e na música Cearense – Robertinho Marçal (Baterista do Fagner)

Iniciou sua carreira precoce aos 3 anos de idade. Aos 6 já integrava a banda de sua igreja local. Estudou e investiu em sua carreira como músico autodidata até os 14 anos, quando Ingressou no conservatório de música.  Atualmente além de estar em turnê com o cantor Raimundo Fagner, Robertinho ministra vários workshops e masterclass pelo Brasil e tem diversos trabalhos paralelos como sideman. Dentre eles com: Marcos Lessa, Nayra Costa, MaraJazz, Luna.

14/09 – Sábado
Gestão de carreira nacional/ internacional em festivais – Orlângelo Leal
(Dona Zefinha)

Ator, dramaturgo, diretor teatral e compositor. Graduado pela Faculdade de Educação de Itapipoca e pelo Colégio de Direção Teatral. Especialista em Metodologias do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará. Artista cearense que desde 1992 vem se apresentando nos principais palcos do Brasil com espetáculos de teatro, dança e música. Escreveu, atuou, musicou e dirigiu vários espetáculos. Com a banda Dona Zefinha lançou quatro discos com músicas de sua autoria: “Cantos e Causos” – 2001; “Zefinha vai a Feira” – 2007; o album infantil “O
Circo sem teto da lona furada dos Bufões” e o livro/Cd “Invocado – Um Jeito Brasileiro de ser musical” – Flávio Paiva/Armazém da Cultura. Recebeu por 02 vezes o Prêmio Nacional FUNARTE de Dramaturgia com os textos: “As Prosopopéias de Casimiro Côco”(2004) e “Noite Serena de Lua Cheia”(2005). Em 2014 publicou o livro de dramaturgia “Artes da Enganação” pela Casa de Teatro Dona Zefinha. No exterior excursionou nos Estados Unidos, Argentina, Espanha, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde Corea do sul, Alemanha, Portugal, Colômbia e Chile. Atualmente faz direção musical do Festival da Diversidade Cultural Tangolomango, e é gestor cultural da Casa de Teatro Dona Zefinha.

15/09 – Domingo
A cena rock Cearense nos anos 90 e atualmente – Marcelo Renegado (Banda Renegados)

Músico profissional autodidata, fundador e integrante da Banda Renegados. Suas composições alimentam a vertente rock da Banda, além de mostrar o seu contato com outros gêneros musicais a influenciar sua escrita sonora. A maneira de perceber o universo musical que o rodeia gerou a possibilidade de registrar seu olhar, gravando três discos: A Essência – 2003, Além dos Rótulos – 2012 e Pra Se Sentir Vivo em 2017. Algumas de suas composições geraram três videoclipes, intitulados: “Navegante do Amanhã”, “Sertão da Alma” e “Gente que Sente”, sendo o terceiro em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes através de um trabalho desenvolvido com base na troca de experiências com os alunos dos cursos de formação técnica.

Saiba mais

O IV Festival de Música da Juventude tem o objetivo de aprimorar, desenvolver e incentivar ainda mais os talentos da juventude de Fortaleza por meio de etapas com 36 bandas.

Os selecionados ainda poderão fazer oficinas, que estão sendo realizadas no mês de setembro na Rede Cuca Barra e Mondubim, sobre canto, prática em grupo, rítmica e harmonia com profissionais renomados e atuantes na cena musical do Ceará.

Serviço:
Últimas seletivas e workshows do Festival de Música da Juventude 2019
Datas: 13, 14 e 15/09 (sexta, sábado e domingo)
Horários das seletivas:
13/09:18 horas
14/09:18 horas
15/09:17 horas

Horário dos workshows: 15 às 17h
Local: Teatro São José – R. Rufino de Alencar, 299-327 – Centro.

Publicidade